OpenSUSE: Tumbleweed ou Leap?

O openSUSE tem disponiveis duas distribuições: a Tumbleweed e a Leap (que vai na versão 42.2).

Quais as diferenças entre as duas e qual destas versões deveremos instalar?

O Tumbleweed é uma distribuição de actualização continua (rolling release), ou seja tem sempre a versão estável mais recente do sistema operativo (Kernel do linux) e das aplicações (incluindo o desktop, browsers, componentes como SAMBA ou git).
Segundo a openSUSE esta distribuição é indicada para “é recomendado para utilizadores avançados, programadores que desejam as últimas versões e contribuidores openSUSE.” Para utilizadores não avançados, a openSUSE não aconselha a utilização do Tumbleweed para quem tiver placas gráficas com drivers proprietários (ATI e NVIDIA).

O Leap 42.2, por seu lado, é uma distribuição em que o principal objectivo é a estabilidade. É baseado no SUSE Linux Enterprise (SEL) ou seja é uma versão mais estável e com muito mais testes. Ou seja é indicado para que procura estabilidade, para quem o vai usar em ambientes empresariais (tanto como servidor como desktop).

Quando voltei ao openSUSE (usei o Kunbutu durante algum tempo) optei pelo Leap 42.1 pois queria um sistema fácil de usar e estável(deixei o Kunbuntu mesmo pela instabilidade). Não queria um sistema que me obrigasse a gastar mais tempo a manter o sistema do que a fazer as coisas.

Durante os 2 anos que usei o Leap consegui isso mesmo, estabilidade. Nunca tive qualquer problema (mesmo quando fiz o update do Leap 42.1 para 42.2).

Depois de ler muita coisa na internet, resolvi testar o Tumbleweed. Durante os ultimos tempos também estive a testar o Tumbleweed numa maquina virtual, e ontem resolvi mudar a minha maquina principal para o Tumbleweed. E para começar com uma instalação limpinha resolvi formatar o PC e fazer a instalação do Tumbleweed do zero.

Nos próximos post vou falar da experiência, das aplicações que irei instalar e de configurações irei alterar!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *