O que já sabemos do KDE Plasma 5.10

O Plasma 5.10 está em fase de desenvolvimento, mas já começamos a ter visibilidade de muitas novidades que nos esperam a 30 de Maio, quando for lançado.

O que é já sabemos?

Folder View


Ainda em Janeiro Eike Hein revelou que uma nova funcionalidade na Folder View, a posibilidade de navegar pelas pasta quando arrastamos os ficheiros. Esta funcionalidade já faz parte do Dolphin, mas não só é melhorada em termos de performance como também passa a estar disponível.

E por falar em Folder View, ainda segundo Einke, vai ser o modo por defeito para o desktop do Plasma 5.10. Desde a versão 4, que  por defeito o desktop do Plasma vinha defenido no modo Widget.

Já de acordo com Kai Uwe, melhorias no Floder View vão fazer com que o desktop tenha um aspecto ainda melhor, fazendo uma série de pequenas melhorias na forma como os icons são apresentados.

Teclado Virtual

O qtvirtualkeyboard passa estar disponível quando bloqueamos o Plasma. Além disso o teclado passa a estar completamente integrado com o X11, segundo Martin Gräßlin.

Controlo mutimédia no ecrã bloqueado

Passa a ser possivel fazer controlar o que está a tocar mesmo quando o ecrã está bloqueado. Além disso o serviço PowerDevil (o serviço que controlo quando o computador entra em modo sleep) passa a ter a capacidade de colocar a musica em pausa, antes de entrar no modo sleep.

Notificações mais interactivas

A nova  versão do Plasma vai permitir mais interactividade com as notificações. Por exemplo, quando se faz um screenshot vai ser possivel a partir da notificação copiar o ficheiro ou move-lo para outra pasta.

 

Outras melhorias

O Dolphin também sofrer algumas pequenas alterações, como o clique com o botão do só irá fechar uma tab quando se largar o botão em vez de o fazer imediatamente.

Vão ser adicionados novos shortcuts (exemplo CTRL-Z para undo). E além disso irá haver bastantes melhorias no que toca a performance.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *