Aplicações KDE

O KDE além do Plasma, que é o interface gráfico para sistemas Linux (o ambiente de trabalho), disponibiliza um conjunto de aplicações multiplataforma que podem ser instaladas em Linux (mesmo que uses outro ambiente de trabalho como Gnome), Windows, MacOS e algumas em sistemas Android.

Grande parte das distribuições Linux que usam o Plasma como ambiente de trabalho (é o default em distribuições como openSUSE, Mageia, Chakra, Kubuntu ou Manjaro) trazem uma série destas aplicações instaladas. As aplicações são desenvolvidas usando o KDE Framework, e por isso a integração com o Plasma é óptima.

aqui falei de algumas que uso e que acho que valem mesmo apena, não só no
Plasma.

A lista de aplicações é grande e pode ser consultada no site do KDE. Mas nestas páginas do site a informação não é muita, estando dispersa outros sites (como o KDE UserBase Wiki ou nos sites das próprias aplicações). Há aplicações que já não são mantidas há algum tempo, há outras que já não fazem muito sentido. O KDE está em proceso de actualização do site e espero que este seja actualizado brevemente e que a KDE Store evolua rapidamente.

Há aplicações que são do melhor que há para Linux, como o Digikam, o Kripta, o Kdenlive ou o KDevelop, entre muito outras. Há outras aplicações que apesar de terem imensas funcionalidades, mas que, ou são demasiado confusas como o Amarok. Há ainda outras que já estão descontinuadas mas que continuam listadas no site.

Em breve vou falar de algumas das aplicações do KDE em detalhe.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *